Sustentabilidade em Universidades Brasileiras

Dentre 956 Instituições de Ensino de vários países, algumas de nossas universidades figuram no Green Metric – World University Ranking 2021, que avalia ações de Sustentabilidade nas categorias: Ambiente e Infraestrutura, Energia e Mudança Climática, Desperdício, Água, Transporte e Educação. São elas: Universidade de São Paulo – USP (10º lugar); Universidade Federal de Lavras – UFLA (48º lugar), Universidade de Campinas (65º lugar); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (94º lugar); Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (163º lugar); Centro Universitário Facens Universidade Positivo (201º lugar); Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES (260º lugar); Centro Universitário do Rio Grande do Norte UNI-RN (270º lugar); Universidade Federal de Viçosa – UFV (285º lugar); Universidade Federal de Itajubá (321º lugar); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (327º lugar); Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (330º lugar); Centro Universitário Senac (361º lugar); Universidade Federal de São Carlos (399º lugar); Universidade Positivo (425º lugar); Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto – FHO (440º lugar); Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (445º lugar); Universidade Federal Fluminense (447º lugar); Universidade Federal de Alfenas (460º lugar); Universidade de Passo Fundo (461º lugar); Universidade Estadual de Maringá (505º lugar); Universidade Federal de Santa Maria (517º lugar); Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (562º lugar); Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (578º lugar); Universidade Federal do Ceará (579º lugar); Universidade de Sorocaba (581º lugar); Universidade Estadual de Londrina (588º lugar); Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (593º lugar); Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ (646º lugar); Universidade Estadual do Maranhão (717º lugar); Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico – Asces-Unita (800º lugar); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (902º lugar); Faculdade Santo Agostinho Unidade Itabuna-Bahia (947º lugar).

Confira aqui!

Para uma Melhor Irrigação do Solo

Um novo equipamento, desenvolvido pela empresa Chuvafina Irrigação, apresenta um sistema mais sustentável e econômico para áreas que contam com poucos recursos de água e energia. O aparato permite a irrigação com uma quantidade de água até 20 vezes menor que a irrigação usual. Clique aqui e saiba mais pela FAPERJ.

Campanha ‘Adote um Catador’

Objetivo: reduzir a quantidade de lixo descartada em aterros ou lixões (dependendo da cidade em que você mora) e doar a parcela reciclável a um catador ou uma cooperativa de reciclagem, gerando um benefício socioambiental importante.

Como proceder na separação: descarte na lixeira apenas o lixo sujo (poeira oriunda da varrição interna da casa, material usado de higiene pessoal, como cotonetes, papel higiênico, absorventes higiênicos, fraldas, algodões, etc.) e preserve em uma sacola ou saco grande (unidade provisória de descarte) as embalagens de papel, plásticas e tipo tetrapack, latas e vidros. Surpreenda-se com a quantidade de material reaproveitável ou reciclável que estava sendo descartada por você, antes deste cuidado.

Como limpar os materiais com economia de água: alguns materiais dispensam lavagem, como os sacos que embalam cereais e biscoitos (esses vão direto para sua unidade provisória de descarte), outras não. As embalagens de leite, por exemplo, devem ser abertas com uma tesoura e postas na sua pia. Não use água limpa para lavá-las, apenas lave suas louças sobre elas e, no final do dia, estarão limpas. Sacuda ou deixe escorrer a água e pronto. As garrafas tipo longneck precisam de um pouco de água da torneira, mas os vidros de boca larga também podem ser deixados de molho na água que cai da lavagem de suas louças. Essa economia pode não fazer sentido hoje, para quem tem o conforto da água encanada abundante, mas do ponto de vista do desenvolvimento sustentável, sabemos que a preservação de hoje irá favorecer as futuras gerações, logo todo esse cuidado se justifica.

Como eleger um beneficiário: na correria do dia a dia, convém selecionar o catador ou cooperativa levando em conta a sua conveniência – isso garantirá que a iniciativa não seja interrompida. Se você tem carro, escolha o beneficiário localizado na proximidade de sua casa ou no caminho que você percorre habitualmente. Em função da quantidade recolhida, você pode passar no local para entregar uma ou duas vezes na semana. Se você não tem carro ou não o utiliza diariamente, combine com o catador ou cooperativa o dia da semana e horário conveniente para entrega. Neste caso, o catador passará para apanhar na porta de sua casa ou prédio. Se você influenciar seus vizinhos a fazerem o mesmo, o benefício desse ‘contrato’ será ainda maior.

É importante compreender o impacto da reciclagem. Matéria veiculada pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) aponta prejuízos de R$14 bilhões. Leia aqui!

 

Como Produzir Saco de Jornal para Lixeiras

O “copo” produzido com folhas de jornal substitui o saco plástico na lixeira. Adote essa ideia e aprenda a fazer essa dobradura que é muito simples e gera grande benefício para o meio ambiente!