Carta da Terra, uma leitura que inspira.

A missão da Iniciativa da Carta da Terra é promover a transição para formas sustentáveis de vida e de uma sociedade global fundamentada em um modelo de ética compartilhada, que inclui o respeito e o cuidado pela comunidade da vida, a integridade ecológica, a democracia e uma cultura de paz.

Se você não leu, acesse a esta iniciativa aqui.

Sistema Leadership in Energy and Environmental Design adotado no Museu do Amanhã: relato e evidências de sustentabilidade

Revista: Paranoá (UNB)
Título: Sistema Leadership in Energy and Environmental Design adotado no Museu do Amanhã: relato e evidências de sustentabilidade
Autores: SILVEIRA, Yago Rangel; NUNES-VILLELA, Josely
DOI: http://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n27.2020.05

 

Resumo: O objetivo deste estudo é refletir sobre a sustentabilidade na construção civil e reconhecer os atributos sustentáveis presentes em empreendimento certificado pelo Leadership in Energy and Environmental Design(LEED). O estudo teórico discute a sustentabilidade, sua complexa aplicação na área da construção civil e resume as especificidades do sistema LEED. A pesquisa relata o emprego e os benefícios desta certificação em um empreendimento turístico-cultural, o Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro, e descreve as soluções adotadas que lhe renderam a classificação Ouro. A abordagem qualitativa utilizou como estratégia o Estudo de Caso, enfoque exploratório e descritivo e coleta de dados por meio de entrevista com o representante da ‘Casa do Futuro’, desenvolvedora do Museu do Amanhã. O estudo teórico demonstrou a importância de adesão a padrões e soluções sustentáveis na construção civil que, historicamente, apresenta grandes impactos socioambientais. Em relação ao equilíbrio preconizado no Triple Bottom Line, as inovações implementadas no Museu do Amanhã geraram concretas mudanças na dinâmica do entorno, com benefícios sociais tangíveis, sobretudo para a população local (transporte e microclima). Na perspectiva desse empreendimento foi possível atestar a simbiose socioambiental e a flexibilidade do sistema LEED para combinar diferentes tecnologias sustentáveis.

Acesse a íntegra através do link abaixo:

ART LEED – Publicado na Revista Paranoá 27 da UNB

Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos Urbanos: Uma Revisão sobre a Realidade Brasileira.

XV Congresso Nacional de Excelência em Gestão – ISSN 1984-9354
Título: Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos Urbanos: Uma Revisão sobre a Realidade Brasileira.
Autores: Nunes-Villela, J.; Elias, Anderson Cahet; Afonso, Rodrigo Winter. Domingos, Maria de Lurdes C.

Resumo: A geração de resíduos sólidos urbanos torna-se crítica no interior de uma sociedade marcada pelo crescimento populacional, distribuição desigual de renda, estilo de vida consumista e governos desatentos ao desequilíbrio ambiental. Este estudo objetiva investigar a gestão compartilhada de resíduos sólidos na realidade brasileira. Metodologicamente, foram usados os recursos: (i) da ‘revisão narrativa’, explorando questões teóricas relevantes sobre o tema, e (ii) da ‘revisão bibliográfica sistemática’, pesquisando o universo de publicações, em bases de dados da CAPES. Os estudos publicados revelaram que a gestão compartilhada no Brasil ocorre em pequena escala, carece de eficácia educacional, empenho do poder público e participação mais efetiva da sociedade, mas, quando realizada, mostra-se eficiente, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais em linha com o propósito da sustentabilidade.

 

Acesse a íntegra através do link abaixo:

ARTIGO CNEG 2019 – Gestao compartilhada de residuos