Mudança comportamental do consumidor a partir de sacolas plásticas
O artigo ‘Mudança comportamental do consumidor a partir de sacolas plásticas’, de autoria de Josely Nunes Villela e Emílio Eigenheer e Cid Alledi, encontra-se publicado no número 6 dos Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção da UFF (2011).
Resumo
Este trabalho de pesquisa trata da degradação provocada no Brasil por sacolas plásticas, culturalmente assimiladas, cujo descarte ocorre em larga escala, sem gerenciamento ou restrição, gerando um ciclo insustentável de grande impacto sócio-ambiental, especialmente pelo potencial de geração de renda e inclusão social inerente à gestão de resíduos sólidos urbanos. A questão é abordada do ponto de vista da transição para a sustentabilidade, onde são requeridas ações concretas de mudança do cenário, posicionando a educação e a participação da sociedade como fatores estratégicos. Especialmente considerando o padrão elevado de consumo e a importância de corrigir hábitos insustentáveis de descarte, foi realizada uma experiência focada no conhecimento, de mobilização de um grupo de católicos, visando estimular comportamentos ambientalmente responsáveis.
Acesse a íntegra aqui.
Parabe9ns aos palestrantes pela releve2ncia do tema detiabdo. Concordo que o Brasil ainda pratica a sua geste3o de resedduos como no se9culo XiX, salvo algumas excee7f5es. A PNRS levou mais de 20 anos para ser criada. Esse processo levare1 mais quantos anos para ser de fato implantado? O governo precisa dar subseddio para que os municedpios consigam gerenciar e tratar adequadamente seus resedduos. Sem esse apoio, corremos o risco da Lei ficar sf3 no papel. c9rika Tavares.
Keylla, agradeço sua visita e feedback. Penso o mesmo, mas não podemos deixar de influenciar pessoas a fazerem o que é certo. Seremos beneficiados no futuro, especialmente as novas gerações!